quarta-feira, 28 de maio de 2014

Anemia Megaloblástica

Anemia Megaloblástica é uma que resulta da inibição da síntese de DNA na produção de glóbulos vermelhos. Frequentemente ocorre devido à deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico. A deficiência de vitamina B12 por si só não causa a síndrome na presença de ácido fólico suficiente, o mecanismo é a perda de reciclagem de vitamina B12 dependente, seguida pela deficiência de folato e perda na síntese de ácidos nucleicos, levando a defeitos de síntese de DNA.
Quando não causada pela hipovitaminose, a anemia megaloblástica pode ser causada por antimetabolitos que interferem diretamente na produção de DNA, como alguns agentes quimioterápicos ou antibióticos (por exemplo, azatioprina ou trimetoprim).
Esta anemia é caracterizada por glóbulos vermelhos grandes, imaturos e disfuncionais (megaloblastos) na medula óssea e também por neutrófilos hipersegmentados.

Causas
Existem muitas possíveis causas1 :
·         Deficiência de Vitamina B12
·         Deficiência de ácido fólico
·         Acloridria induzida por má-absorção
·         Nutrição deficiente de vitamina B12: dieta sem ovos, laticínios e sem suplementos podem desenvolver esta anemia.
·         Deficiência de fator intrínseco (anemia perniciosa ou gastrectomia)
·         Concorrência biológicos para B12 por diverticulose, fístula, anastomose intestinal, e a infecção pelo parasita marinhoDiphyllobothrium latum (tênia do peixe)
·         Má absorção de vitamina B12 Seletiva (congênitas ou induzida por drogas)
·         Pancreatite crônica
·         Ressecção ileal e derivação, entre outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário